Chinatown




Chinatown (Chinatown)
EUA, 1974
De Roman Polanski
Com Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston
11 indicações para o Oscar. Prêmio de melhor roteiro para Robert Towne. Vários Globos de Ouro.



O nariz de Jack


Em Los Angeles , nos anos 30, o detetive noir Jack Gitten (Nicholson), monossilábico e cínico, especializado em casos de infidelidade conjugal, é procurado por Evelyn Cross (Dunaway), uma misteriosa mulher que desconfia que está sendo traída pelo marido. Durante a investigação Gitter acaba esbarrando em corrupções e chantagens. Mesmo quem não assistiu “Chinatown”, deve conhecer a foto de Jack Nicholson de esparadrapo no nariz, cortado pelo personagem de Polanski, que faz uma ponta no filme.

O diretor pediu para Nicholson dirigir a cena. A televisão inglesa cortou este pedaço do filme, que foi considerado violento demais, provavelmente porque os dois curtiam, afirmando nas entrevistas que o corte tinha sido feito de verdade.

Foi Jack que ligou para o diretor dizendo que tinha lido um roteiro sensacional e gostaria que ele dirigisse. Mas Polanski não queria voltar para Hollywood, traumatizado com o assassinato de sua mulher Sharon Tate, cinco anos antes. Quando finalmente aceitou, o cineasta pensou imediatamente em John Huston e Faye Dunaway para os papéis de pai e filha, embora o produtor Bob Evans preferisse sua mulher Ali Mac Graw. Mas não rolou, porque ela pediu o divórcio para viver com Steve MacQueen. Então convidou Jane Fonda, que recusou o papel. "Estou cheia de viverem me dizendo o quanto Jack Nicholson é bom", teria dito.

Faye tinha fama de temperamental e Evans não queria "aquela louca" no estúdio. Polanski segurou a onda, achando que poderia lidar com ela. Mas a atriz deu o maior show, exigindo ser maquiada após cada tomada, além de constantemente esquecer suas falas, ao contrário de Nicholson, que prontamente decorou seu texto, assim como o de todos os outros atores. De modo que, quando Faye parece hesitante, não se trata de charme ou estilo, mas uma tentativa de se lembrar do script. Nas camisas usadas pelo ator estava escrito o nome de seu persongem, Jack Gittes. Pra ele entrar no clima, já que este detalhe não aparecesse em nenhum momento.

A cena onde Huston pergunta a Nicholson se ele estava dormindo com sua filha soa irônica. Sim, na vida real ele também estava dormindo com Anjelica Huston, que conheceu numa festa durante as filmagens de Chinatown, e que se tornaria sua namorada durante 17 anos.

Nas coisas que li por aí, soube que, originalmente, o filme teria um happy end, mas o diretor exigiu que não. Depois do sucesso de Chinatown, Jack Nicholson dirigiu “A Chave do Enigma”, usando o mesmo personagem -fracasso de crítica e bilheteria.

Depois das filmagens, Polanski se envolveu com uma menor e foi proibido de entrar nos Estados Unidos. A cena em que Evelyn é esbofeteada diversas vezes pelo detetive foi filmada à exaustão, até que a atriz pediu que ele desse tapas de verdade. Ficou ótimo, claro. O roteirista bolou uma trilogia mas acabou não rolando. Peter Bogdanovich não quis dirigir Chinatown e depois se arrependeu.
.

Um comentário:

rnt disse...

um dos meus filmes preferidos EVER. gostei de saber dos detalhes, achava que temperamental era o polansky e não a dunaway!
:)