Lolita




(Lolita) EUA,1962 . De Stanley Kubrick. Roteiro de Vladimir Nabokov. Com James Mason, Shelley Winters, Sue Lyon e Peter Sellers.

A paixão de Humbert Humbert (Mason), um professor quarentão, por uma sedutora ninfeta de 14 anos (Lyon), filha de uma fogosa viúva (Winters), com que ele acaba se casando para ficar mais perto da adolescente. Maravilhoso filme, a começar pela abertura. Sue Lyon tinha 16 anos quando rodou Lolita. No livro, a menina tem 12.

(Repare bem, é impressionante como Robin Williams foi influenciado pelo humor de Peter Sellers, que está bárbaro no filme.)


Extra Marlon Brando, David Niven e Peter Ustinov foram nomes cogitados para interpretar de Humbert Humbert. Laurence Olivier foi convidado, mas não aceitou. O nome de Errol Flynn também foi sugerido - coincidentemente, um ator que se envolveu com uma menor de idade, tendo sido inclusive levado a julgamento e absolvido por um júri composto basicamente de mulheres.



Lolita, light of my life, fire of my loins. My sin, my soul. Lo-lee-ta: the tip of the tongue taking a trip of three steps down the palate to tap, at three, on the teeth. Lo. Lee. Ta.

Lolita, luz da minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha alma. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta.

(Do livro Lolita, de Vladimir Nabokov)



COMENTÁRIO


Ah, eu gosto muito do filme, e amo o livro. Minha tese de mestrado foi sobre como a ironia do livro foi (ou não) transposta pro filme do Kubrick e pro do Adrian Lyne. Minha conclusão? "Lolita sem ironia é como Titanic sem o navio". Lola

.

2 comentários:

lola aronovich disse...

Ah, eu gosto muito do filme, e amo o livro. Minha tese de mestrado foi sobre como a ironia do livro foi (ou não) transposta pro filme do Kubrick e pro do Adrian Lyne. Minha conclusão? "Lolita sem ironia é como Titanic sem o navio".
www.escrevalolaescreva.blogspot.com

Tina Lopes disse...

Nossa, Lola, eu iria adorar ler sua tese. (conversa paralela) Porque eu li Lolita antes de tudo; depois, assisti o filme do Adrian Lyne e depois, do Kubrik. É um choque muito grande, né? E que o Adrian Lyne tenha transformado aquele livro e aqueles personagens naquilo! O cara tem que ser muito, desculpe, bosta. Queria muito mesmo ler sua tese. Pq sem a ironia, realmente. E obrigada, Marina, por me fazer lembrar do que vale a pena.