a malvada





(All About Eve)EUA, 1950 . Roteiro e direção de Joseph L. Mankiewicz. Com Bette Davis, Anne Baxter, George Sanders e Marilyn Monroe.
Indicado para 14 Oscars, recebeu 6: filme, diretor, roteiro, ator codjuvante (Sanders), figurino em p&b e melhor som. Globo de Ouro de melhor roteiro.

“Apertem os cintos de segurança. Vai ser uma noite turbulenta." Margo Channing


No início do filme, Eve (Baxter) está recebendo um importante prêmio teatral. A história, narrada em flashback, mostra a escalada profissional da atriz sem nenhum pudor, que se faz de boa moça a fim de se aproximar de Margo Channing, grande dama da Broadway, de quem é fã de carteirinha, para em seguida dar o bote. A estrela é interpretada por Bette Davis, o supra-sumo. Com diálogos divertidos e sofisticados, A Malvada mostra os bastidores do teatro, com muita ironia. Filmaço.

Recém-divorciada, Bette Davis estava abalada e sua voz ruim. Por isso várias cenas precisaram ser dubladas por ela na pós-produção do filme. Eddie Fisher aparece nos créditos, mas sua única cena foi cortada.

Dança das cadeiras


Marlene Dietrich foi a primeira atriz escolhida pelo diretor, que depois tentou Claudette Colbert, mas ela estava adoentada. Ronald Reagan e Nancy Davis também foram cogitados para os papéis principais.

.

2 comentários:

Monix disse...

Se não me falaha a memória, Marilyn Monroe faz uma ponta nesse filme. Bjs

lola aronovich disse...

A Malvada (tradução nada a ver) é the best. Preciso ter este filme em casa.