Um corpo que cai






(Vertigo)

EUA, 1958. De Alfred Hitchcock. Baseado no romande de Boileau e Narcejac. Com James Stewart e Kim Novak.

"Meus filmes são sonhos acordados." Nenhum outro filme se encaixa tão bem nessa definição de Hitchcock quanto Vertigo. Os romancistas Boileau e Narcejac escreveram o livro pensando no cineasta, quando soube do seu interesse em filmar As Diabólicas, outro romance da dupla. A es-pe-ta-cu-lar trilha sonora de Bernard Hermann, e os flashes psicodélicos, são plus a mais nessa história intrigante de um ex-inspetor de polícia, exonerado por sofrer crises de vertigem, que precisa vigiar uma mulher, interpretada por Kim Novak.

Seu esforço não consegue impedi-la de pular do alto da torre de uma igreja. Ele fica deprimido porque estava apaixonado por ela. Tempos depois vê na rua uma sósia morena da mulher e, obcecado, começa a transformá-la na outra. Frisson. Stewart compra sapatos e roupas iguais aos da mulher morta, pede para ela pintar os cabelos de louro e prendê-los num coque, coisas que ela faz passivamente. Fetiche. Hitchcock tinha escolhido Vera Miles para o papel, mas quando os ensaios estavam adiantados e os figurinhos prontos, a atriz ficou grávida e precisou ser substituída. A idéia de não usar sutiã na segunda metade do filme foi idéia de Kim Novak. "Ela não usa e, de resto, gaba-se disso constantemente.", declarou o cineasta.

Na época de seu lançamento, Vertigo foi recebido com frieza pelo público e pela crítica, mas o tempo mostrou que ambos estavam enganados.

.

Veja o trailer.

Nenhum comentário: