Taxi Driver






(Taxi Driver) De Martin Scorsese. Roteiro de Paul Schrader, escrito em dez dias. Com Robert DeNiro, Jodie Foster, Albert Brooks, Harvey Keitel e Cybill Shepher. Palma de Ouro em Cannes.



"Aqui está um homem que não aguenta mais." Travis



Uma jóia dos anos 70 (o certo é falar Anos 1970, mas acho esquisito.) Travis Bickle (De Niro), um taxista de Nova York veterano da Guerra do Vietnã, solitário e revoltado com a violência e a miséria à sua volta, tenta convencer Iris (Foster), uma menina de doze anos, a largar a prostituição.

Frustrado, sua revolta acaba obrigando-o a se armar até os dentes e tentar resolver sozinho os problemas da cidade. O perfeccionista Robert DeNiro trabalhou como motorista de táxi 12 horas por dia, durante um mês. A cena em que conversa com o espelho ("Você está falando comgo? Com quem diabos você está falando? Bom, eu sou o único aqui.) foi criada pelo ator na hora.

Bernard Hermann só aceitou fazer a trilha sonora depois de ver a cena em que Travis molha um pedaço de pão no copo de bebida alcoólica. O compositor morreu depois do final das filmagens. Nos créditos, o ator aparece como Robert DeNiro, do jeito que ele usava antes de se tornar uma estrela.

Um jeito Hitchcock de ser Scorsese aparece atrás de Cybill Shepherd quando ela caminha em câmera lenta. Também aparece no táxi, fazendo um marido furioso.

Dança das cadeiras Neil Diamond chegou a ser escalado para o papel principal.

Quando Taxi Driver estava em cartaz, o presidente Ronald Reagan levou um tiro no pulmão esquerdo, de um cara de vinte e poucos anos, influenciado pelo filme, a fim de atrair a atenção de Jodie Foster, por quem se dizia apaixonado.

.

Nenhum comentário: