Cidade dos sonhos



"Eu não dirijo os atores. Falo com eles e explico o que a cena representa, qual é o objetivo, e porque eles estão fazendo certas coisas." – Hitchcock

"Escolho atores e atrizes muito bons e depois deixo-os à vontade. Não falo muito com eles. Não os restrinjo. E fazem um ótimo trabalho de que eu recolho os louros. Digo que estejam à vontade. Podem mudar a cena, podem improvisar. Falo com toda a franqueza porque parto do princípio de que sabem que são bons e não estão inseguros." - Woody Allen

"O close é terrivelmente valioso - como um trunfo no bridge." - Billy Wilder



"Nunca improviso. Na minha cartilha está escrito em letras garrafais: improvisar, jamais. Ensaio várias vezes, discuto com o elenco as miudezas de cada personagem, esgoto o tema antes de filmar." Neil Jordan

"Alguns diretores têm um relacionamento afetuoso com seus atores, mas eu jamais consegui trabalhar dessa maneira. Dou toda a assistência que for necessária em termos profissionais." - Billy Wilder

"Minha opinião é que um cineasta não deve explicar o que quis dizer. Sobre coisa nenhuma. Deixe que os fregueses decidam." - Orson Welles

"O meu cinema é a resposta de um camponês de Vitória da Conquista, que ficou louco na infância, vendo filmes produzidos por Hollywood. Para mim “O Dragão da Maldade” é Hollywood e por isso que Antônio das Mortes andou dando mais tiros do que Gary Cooper, John Wayne, Randolph Scott e Errol Flynn juntos." Glauber Rocha

"Em geral, nas filmagens eu altero o roteiro, crio ou elimino cenas, invento novos personagens." - Cacá Diegues

"Pacto de Sangue é o melhor filme de Billy Wilder, é praticamente o melhor filme de todo o mundo."- Woody Allen

"Não há nada que eu não possa fazer no set. Movo uma mesa, arrumo o cabelo de alguém, recolho um pedaço de papel no chão. Tudo faz parte do processo de criação de um filme. Já em casa, não posso fazer uma xícara de café, pois sou muito impaciente para esperar a água ferver.” Frederico Fellini

"Eu não sou uma atriz treinada. Ou sou um desastre, ou um milagre." - Anna Magnani

"Eu dirijo o ator o menos possível. Encorajo-o a ser ele mesmo, sempre. Procuro uma contribuição espiritual, instintiva." - John Huston

"A maior parte das boas coisas no cinema acontece por acidente." - John Ford

“Eu não gosto de filmes. Eu gosto de fazer filmes”. Orson Welles

"Ingmar Bergman usa uma meia azul e outra amarela no primeiro dia de filmagem, mas não é sempre." - Liv Ullman

Chaplin compunha as músicas dos seus filmes dormindo e tinha um gravador junto da cama. Por causa desse dorme-acorda, "recompôs" La Violetera para um dos seus filmes, foi processado e teve que desembolsar uma nota preta.

Billy Wilder dormia com papel e caneta perto da cama para o caso de lhe ocorrer uma grande idéia enquanto sonhava.

Fritz Lang marcava no chão com giz colorido toda a movimentação dos atores no set de filmagem.

Woody Allen faz seus roteiros à mão num bloco amarelo, deitado.
Depois datilografa o texto numa máquina que usa há 20 anos.


Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive). EUA, 2001, Dirigido por David Lynch. Com Naomi Watts e Justin Theroux.

Nenhum comentário: