Julia





Julia (Julia)
EUA,1977. De Fred Zinnemann. Com Jane Fonda, Vanessa Redgrave e Jason Roberts.

Quem resiste? Eu gosto de filmes sobre amizade. Neste, a escritora Lillian Hellman precisa arriscar a vida para entregar um pacote de dinheiro a sua amiga Julia, que está em Berlim lutando contra os nazistas.

Lillian que era amiga de verdade. Ou não? Diz a lenda que a escritora viajava em seus livros autobiográficos, e que Julia nunca existiu. Isto não tira o mérito do filme e de Pentimento, o livro que serviu de base para o roteiro. Sydney Pollack ia dirigi-lo, mas já estava envolvido com uma outra filmagem. Zinnemann ficou seis meses escolhendo o elenco e as locações. A demora valeu a pena: Jane Fonda e Vanessa Redgrave são a alma do filme. De lambuja, é a estréia de Meryl Streep no cinema.

Vanessa Radical


Assim que terminou de ler Pentimento, Jane Fonda correu atrás para conseguir o papel de Lillian Hellman, e quando assinou o contrato fez um lobby para que Vanessa Redgrave, a atriz mais conceituada e politizada da época, interpretasse Julia. Durante as filmagens, Vanessa distribuía manifestos e panfletos, obcecada pelo movimento de libertação da Palestina. Foi aí que Jane Fonda, enjoada dos discursos radicais da amiga, resolveu reavaliar seus posicionamentos políticos. Vanessa ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante e seu discurso atacando a posição israelense em relação ao Líbano entrou para a história da Academia.

*Extra* O nome da filha de Jane Fonda, Vanessa Vadim, foi uma homenagem à atriz.

..

2 comentários:

Demas disse...

Acredita que ainda não vi "Julia"?
Beijo

Elisa disse...

Oi Marina, td bom?
Li a biografia da Jane Fonda e ela fala sobre Julia. Adoro a Vanessa Redgrave e estou louca para ver esse filme. Sou de SP, e não acho nenhuma locadora ou site que venda ou alugue o filme.
Como vc viu?
Não tem nem no: www.makingoff.com.br!!!

Me dá uma luz, please?

Beijos.

Elisa

elisaaaa@gmail.com

PS: Tbm estou á caça de "Amargo Regresso", tbm vencedor de Oscar, mas em 1978. Título original: Coming Home. Com Jon Voight e Jane Fonda.
Dizem que é excelente.
Pelo jeito, está fora de catálogo...
Já ouviu falar ou assitiu?
Sabe como eu poderia ter acesso?

Obrigada e desculpe a invasão!

Beijos, td de bom e parabéns pelo blog e bom gosto!!!!

Elisa :)