Clube da Luta





Fight Club EUA, 1999. De David Fincher. Baseado no livro homônino de Chuck Palahniuk. Com Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter (também conhecida com Mrs.Tim Burton)




Quando você tem insônia, você nunca está realmente dormindo, e você nunca está realmente acordado. Jack



Jack (Norton) é um executivo de uma empresa de seguros de automóveis. Ele tem um insônia e é capaz de ficar até quatro dias sem dormir. Seu médico então aconselha que ele comece a freqüentar (vou ficar um pouco mais curtindo a trema)lugares onde pessoas realmente sofrem, como por exemplo, reuniões de homens com câncer no pênis. Isso. O objetivo é fazê-lo minimizar seu problema, se sentir vivo , com isso, conseguir dormir.

Numa das sessões ele conhece uma mulher louquíssima (Carter,a cara da Fernanda Young) que também tem hábito de bater ponto nesses lugares, porque "é mais barato do que ir ao cinema, e a gente ainda toma café de graça". Jack começa a freqüentar outros grupos também, de tuberculosos e de doentes em fase terminal.

Viaja muito e num dos voos (agora sem ^) conhece Tyler (Pitt), um fabricante de sabonetes. Fica entusiasmado com a personalidade do desconhecido, e quando seu apartamento explode atingido por uma bomba caseira, ele vai morar na casa de Tyler, uma espelunca que já foi uma mansão. Um dia começam a lutar na rua, e resolvem criar um clube de homens que sentem prazer em lutar, e quanto mais socos melhor.

Jack se entrega àquilo e começa a aparecer no trabalho com o rosto machucado e sangue nas roupas, o que deixa seu chefe com a pulga atrás da orelha. O resto não pode contar. Há quem odeie o filme e quem ame. É violentíssimo, mas muito bem dirigido e fotografado. Do mesmo diretor de Se7en. Edward Norton (sempre excelente) e Brad Pitt (sempre lindo) realmente aprenderam a fazer sabonetes para entrar no clima do filme.

(Na verdade Brad Pitt também está ótimo. Além disso, é um dos papéis que ele mais gostou de fazer no cinema. Ou o mais.)

Em São Paulo, um estudante de medicina começou a disparar uma metralhadora durante a sessão do filme.



REGRAS DO CLUBE DA LUTA


1) Você não fala sobre Clube da Luta.
2) Você não fala sobre Clube da Luta.
3) Quando alguém disser "pare" ou perder os sentidos a luta acaba.
4) Só dois caras em cada luta.
5) Uma luta de cada vez.
6) Sem camisa, sam sapatos.
7) As lutas duram o tempo que for necessário.
8) Se essa é a sua primeira noite no Clube da Luta, você tem que lutar.

.

8 comentários:

Alba Regina disse...

vc vai achar engraçado mas, eu tenho medo do edward norton. é estranho. mas ele me dá medo.

Anônimo disse...

Volta! Volta! Volta!!! ......rsrs
beijos e espero que voce ja esteja boazinha de tudo!!!

Padma Lodrön disse...

Puxa vida! Esse eu ainda não tinha visto e quando comentei com minha filha, ela: "Já, já vi! Uma bosta! O filme mais inútil que eu já vi!" Acho que é porque ela tem insônia. Eu também. Só que eu tomo remédio e capoto! Ela não. Fica curtindo a insônia. Acho que só prá reclamar comigo, me encher o saco. Agora é que eu vou alugar o filme e ver!

Anônimo disse...

Eu te entendo, Albinha.
É engraçado, mas faz sentido.]Beijo!

Anônimo disse...

Pema, é realmente um filme que muita gente não suporta. Ele é violento e tudo mais. Vários amigos meus o consideram muito ruim. Não se empolgue. Um beijo!

Insônia é muito ruim, né? :\ Eu não tenho, mas conheço pessoas que tem. Chato...

Anônimo disse...

:)
Renata, praticamente eu escrevo pra vc rs

vera maria disse...

Eu tb te leio, marina, só nao comento mas gosto muito do blog :)
abraço,
clara lopez

Bruno Carmo disse...

CORREÇÃO: não é dito no filme o nome do personagem de Edward Norton. ele só diz Jack referindo-se ao livro que ele leu.