E Deus criou a mulher




(Et Dieu... Créa la Femme)
França, 1956
De Roger Vadim. Com Brigitte Bardot e Jean-Louis Trintignant



É difícil ser feliz” Juliete

Roger Vadim sempre gostou de exibir suas mulheres e é isso que ele faz no filme, que se resume num book sexy de sua ex-mulher. Ou “sexchy”, como pronunciava BB.O famoso beicinho da atriz, a cintura bem fina, o mar de Saint Tropez, BB pegando sol de bruços, nua, por trás de um varal de lençóis. Roupas totalmente wit, Juliette abraçada ao seu coelhinho de estimação, sempre descalça – até mesmo vestida de noiva - andando de bicicleta, deitada com a roupa molhada e a blusa desabotoada na beira do mar, tocando bongô e dançando chá chá chá - realmente essa é pra ficar na cápsula e ser enviada pra lua.

Ela se tornaria ainda mais bonita depois, com aqueles cabelos louros bem lisos.

História não há. Juliete tem 18 anos, libido a toda, beija um beija outro, e acaba se casando com um jovem apaixonado, irmão do cara que realmente a interessa. Ela trai ele, óbvio. Praticamente contei o filme todo.

O diretor contou que a nudez de BB incomodava tanto que certa vez um censor disse queria cortar uma das cenas onde ela aparecia nua, saindo nua da cama na frente do seu cunhado. Na verdade ela usava um pulover até embaixo do joelho. O censor lembrava dela nua, na cabeça dele, na cabeça problemática dos censores. Brigitte não mostrava tudo mas dava mesmo a impressão que sim.

A atriz não queria de jeito nenhum que Tritgnant fosse seu par. Alegou que jamais conseguiria fingir que estava apaixonada por “esse sujeito”. Vadim queria que a mulher expressasse sua alma no filme, aquelas paradas. Ela precisava embaraçar os cabelos antes de cada cena e dispensar a maquiagem. Odiava seus cabelos e abandonou a sala chorando quando os copiões estavam sendo projetados. Truffaut adorou o filme que considerou uma espécie de divisor de águas do cinema francês. A cena que mais chocou os conservadores não contém nudez: recém-casada, Juliette está em lua-de-mel no andar de cima enquanto a família do marido espera os dois para jantar.

BB se apaixonou por Trignant antes do filme terminar. “Devemos ensaiar sozinhos. Para o nosso próprio prazer”, teria dito o ator. Foram morar juntos; mas Vadim não deu a mínima.


.

Nenhum comentário: