A noite dos desesperados




They Shoot Horses, Don't They?
EUA, 1969. De Sydney Pollack. Com Jane Fonda, Michael Sarrazin, Gig Young e Susannah York. Oscar de melhor ator coadjuvante para Gig Young.

"Fazer esse filme foi como andar sobre uma corda por cima das quedas do Niágara". Jane Fonda


Durante a Depressão americana, Robert (Sarrazin) e Gloria (Fonda) participam de uma maratona de dança em troca de comida, na esperança de conseguir o prêmio em dinheiro reservado ao casal que resistir mais tempo ao desafio: dançar 24 horas por dia, sem intervalos. Durante cinco semanas, os casais inscritos passam por várias situações difíceis, incluindo brigas, cansaço e desespero. Até que Gloria, impossibilitada de continuar, pede para que Robert a mate. O filme é baseado no livro "Eles Matam Cavalos, Não Matam?" , de Horace McCoy, lançado em 1935, dois anos depois da proibição das maratonas.

JANE



Jane Fonda pulou de Barbarella para o filme de Pollack sem escalas. Além de cortar os cabelos e fazer permanete para entrar no clima da época, a atriz se preparou muito para o papel, nadando e correndo na praia todos os dias. Jane ficou tão ligada à personagem que morava numa sala do estúdio para não fugir do estado deprimido que tinha se apoderado dela. Fora do set, Jane andava, falava, e se comportava como Gloria. "Me transformei em Gloria. Ela era mal-educada, rude, amarga, cínica. Levou bastante tempo até eu deixar de falar como ela. Não sei como Vadim [seu marido na época] aguentou."

.




Nenhum comentário: